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Antonio Giacomo Stradivari

22/12/2015 / Luthier DNS

 

 

 

 

(Antonio Giacomo StradivariCremona, 1644 — Cremona, 18 de dezembro de 1737) foi um luthier italiano.

Ainda muito jovem, segundo os irmãos Hill, "há" indícios de que fora discípulo de Nicola Amati, com quem supostamente teria aprendido ou aperfeiçoado a arte inconfundível de fazer instrumentos de corda, como violinos, violas e violoncelos, contrabaixos, violões e harpas.

O período áureo de sua carreira foi entre 1700 e 1722, quando retomou o uso da Forma G  (que significa grande) e assumiu idéias de estilo próprias, abandonando o "amatizzato" (período em que fazia seus violinos parecidos com os da família Amati) foi quando atingiu o auge da sonoridade e construiu seus violinos mais famosos, como o "Bets", em 1705, o "Cremonese", em 1715, o "Messiah" e o "Medici", ambos em 1716. Muitas das técnicas utilizadas por ele ainda não foram completamente desvendadas. Sabe-se que as madeiras usadas eram o Acero (Maple ou Bordo) para o fundo, ilhargas e braço e o Abeto (Spruce ou Fichte) para o tampo harmónico, nas partes da estrutura interna, como os troppos ou blocos por exemplo, eram feitos em Carvalho, já as contra-faixas de Abeto ou Salgueiro. Através de pesquisas aprofundadas, o bioquímico Joseph Nagyvary, concluiu que Stradivari usava no tratamento da madeira diversos tipos de minerais, que foram encontrados principalmente no tampo, mais de 30 tipos ao todo, sendo o bórax, ou tetraborato de sódio, o responsável por criar uma ponte entre as moléculas, que segundo ele, melhoraria a propagação do som, além de aumentar a rigidez da madeira conferindo ao timbre qualidades especiais. Simone Sacconi em seu famoso livro The Secrets of Stradivari,  fala sobre um tapa-poros usado por Stradivarius que ele denomina de Vernice bianca (um composto de goma arábica, mel e clara de ovo), muitos pesquisadores acreditam que Stradivari também selecionava madeiras antigas, que provavelmente seriam obtidas de casas velhas que ele comprava, de uma forma ou de outra, são teorias, se verdadeiras ou falsas, cabe a ciência comprova-las, mas hoje é notório que seus instrumentos com mais de 300 anos de uso teêm um som muito apreciado por músicos, solistas e entusiastas.

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