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ARTIGOS E MATÉRIAS

Estudo sobre Nuts

14/11/2020 / Luthier DNS

 

 

 

 

Diferenças sonoras e tipos de construção

 
Osso - Timbre bom, quente e equilibrado, ajuda os tão queridos médios a se pronunciarem com clareza.

Alumínio - Soa oco e sem peso.

Delrin - Material bom, resistente, fácil de trabalhar e com resposta similar ao osso.

Latão - Som moderno, aliado às cordas de aço, proporciona o timbre "som de piano", com agudos bem pronunciados e graves macios e bonitos. Não cai bem pra quem busca um som vintage.

Cobre – Muito utilizado pela a empresa Warwick, sua construção tem cobre e bronze dá um som parecido com o latão, com mais médio-agudos, ou mais "clank".

Madeira - Valoriza os graves e ressona com o resto do instrumento. Desgasta fácil.
 
Fibra de carbono - Encontrado em alguns Instrumentos "Custom-", em geral de cor escura e com boa aceitação, atritamento médio e timbre definido. Material de alta durabilidade e alto custo.

Fibra de grafite: material de cor escura, quase sem atritamento, timbre um pouco "apagado" , esse tipo de nut pode ser encontrado em marcas de Instrumentos como Schecter, Moon e ESP. A empresa americana Graph Tech é a mais conhecida fornecedora de nuts e saddles de grafite. Pela boa lubrificação e pouco atrito é indicado para que usa muito a alavanca das pontes tremolos e faz vibratos violentos. A Graph Tech conseguiu nesses últimos anos desenvolver uma concentração melhor do material melhorando mais o timbre.
 
Corian: Material híbrido(osso, caroços e plástico), tem sido um novo tipo de material com aspecto visual de um osso branco, boa densidade e dureza, possibilidade de visual muito bom com o polimento, som claro e muito usado também para saddles de violão com captadores de contato do tipo Piezo pela boa resposta do contato magnético.

Micarta: material sintético do "bone", ou seja, osso sintético com um visual "meio fosco" eventualmente "amarelado" parecido com o marfin(de elefante), material bem maleável ao lixamento, ótimo timbre, ótimo para fazer saddles para piezos e muito utilizado juntamente com o  Corian, pela Martin Guitars e outras conceituadas marcas de violões da América.

Marfin: Derivado do chifre de elefante é um material proibido pela Convenção Internacional de Washington, apenas liberado de uso pela Índia e Tailândia em motivos religiosos, para ser utilizado na manufatura de nut é extremamente caro, e tem características semelhantes ao osso, o visual é muito bonito.

Madrepérola: Material natural de extrema densidade e visual muito bonito, os provenientes das conchas mexicanas estão em voga atualmente, muito usado para confecção de nuts de Banjos e Bandolins. Preço alto e timbre brilhoso.
 
Pontos a considerar:
O nut mal colocado pode ocasionar: trastejamentos, timbre ruim e arrebentar cordas.
Se a corda sempre arrebenta no nut pode ser que a cavidade de assentamento esteja torta, ou provocando um atrito que "arranha" e consequentemente arrebenta a corda.

Cordas de nylon esticam, por isso mesmo se arrebentaram um pouco distante do nut não significa que não seja o nut, elas esticam, não esqueça...
Lubrificar o nut com grafite é adequado para os alavancadores e vibrateiros violentos.

Guitarras com o sistema Floyd Rose tem a trava no headstock como se fosse um nut, por isso deve estar bem apertada.
O chamado "roller nut" é uma peça de metal que substitui o nut tradicional e pode ser encontrado para vários tipos de guitarras, excelente para sistemas de tremolos.

Quando temos o chamado "traste zero"(em algumas guitarras como Mosrite,Vox,Harmony, etc...) o nut funciona apenas para guiar a corda e não no apoio da corda. O traste zero estará sempre ao lado do nut do lado da escala, a corda se apoiará no traste zero e o nut apenas guia a corda para o headstock e tarraxas.

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